sábado, 17 de novembro de 2012

Turismo Terceira Idade


O turismo na terceira idade está em alta, nunca se viu tantos pacotes e promoções tão específicos como nos últimos tempos.
Esses pacotes oferecem toda uma programação especial, com atividades recreativas e culturais para idosos, além de estimular a saúde, com atividades físicas e cuidados na alimentação.
E como diria nosso grande Mário Quintana:
“Existe somente uma idade para a gente ser feliz.
Fase dourada em que se pode criar e recriar a
vida à  imagem e semelhança dos nossos desejos.
Essa idade tão especial e tão única chama-se presente…
E tem apenas a duração do instante que passa”
Turismo na Terceira Idade
E para quem não conhece existe um programa chamado “Viaja mais, melhor idade”
O que é esse programa?
É um programa que visa estimular as viagens de pessoas com 60 anos ou mais, como forma de promover a inclusão social delas, proporcionando-lhes oportunidades de viajar e de usufruir dos benefícios da atividade turística. Por meio do programa Viaja Mais Melhor Idade, o Ministério do Turismo pretende: fortalecer o turismo interno regionalizado, garantindo maior estabilidade do setor de serviços; estimular a atividade turí­stica nos perí­odos de baixa ocupação; proporcionar ao público-alvo melhor conhecimento do paí­s; estimular a qualificação dos equipamentos e serviços turí­sticos; diversificar e qualificar a oferta turística; fomentar as viagens internas por meio da oferta de produtos de qualidade e acessíveis ao público; fortalecer o desenvolvimento econômico de pequenas e médias empresas, que prevalecem na atividade turística nacional.



TURISMO PARA A MELHOR IDADE


O Governo do Estado de São Paulo possui, desde 1985, um programa de Turismo para a Terceira Idade. Trata-se de uma parceria com agências de viagens, hotéis e outros operadores turísticos para oferecer descontos aos idosos cadastrados.
Esses estabelecimentos assinam um termo de parceria com o Estado, comprometendo-se a dar um desconto fixo para os idosos que apresentarem a credencial do programa durante determinado período de tempo. A partir daí, eles passam a ser listados no Guia de Serviços de Turismo para a Terceira Idade que, este ano, terá sua quarta edição. A ideia é que a parceria inclua também restaurantes.
Para obter a carteirinha do programa, é só levar ou enviar à Secretaria de Turismo uma cópia do RG, comprovando a idade de 60 anos ou mais, e um endereço para o envio da identificação pelo correio. O cadastro também pode ser feito por grupos.

Turismo do Saber: Litoral no campo para Terceira Idade
Como continuação do Programa Terceira Idade, a Secretaria de Turismo está desenvolvendo um projeto para levar as pessoas com mais de 60 anos que moram no interior do Estado, em cidades com menos de 30 mil habitantes, para conhecer a praia. A ideia é montar um pacote turístico composto por transporte rodoviário, hospedagem e alimentação nas colônias de férias que existem nos municípios do litoral.

As colônias que participarem do projeto deverão oferecer aos idosos atividades de recreação e rotas turísticas pela cidade visitada. O objetivo é dar a eles a possibilidade de conhecer novos lugares, novas culturas e até mesmo novas amizades. Além disso, o Turismo do Saber deverá aumentar o fluxo turístico para a praia em um período de baixa temporada, que é o inverno .

Um comentário:

  1. Conheça todos os detalhes de Roma, Toscana com opção de embarque de retorno em Milão, Genova ou Veneza com Motorista e Guia brasileiros.
    Nosso sistema de viagem oferece a você a oportunidade de passar 10 dias na Itália conhecendo todos os detalhes com um Motorista e um Guia 24 horas a sua disposição.

    ResponderExcluir